Benefícios de embeber oleaginosas e sementes

22 de Apr, 2021Mari Pocci

Muitas dizem para embeber oleaginosas antes de usá-las. Quais são as vantagens? Como você embebe oleaginosas e sementes? Veja neste artigo quais são os Benefícios de embeber oleaginosas e sementes!

Existem várias razões para embeber oleaginosas ou sementes, variando de sabor à valor nutricional aumentado. Às vezes, serve simplesmente para preparar a comida de modo a ficar macia o suficiente para se misture mais suavemente. Muitas receitas veganas cruas usam oleaginosas embebidas tanto para produzir leite cru quanto para simular a massa de receitas assadas, como biscoitos e tortas.

Melhoria no paladar

Mesmo se você não estiver em uma dieta vegana crua, uma excelente razão para embeber oleaginosas é que muitas delas, especialmente oleaginosas e amêndoas, têm um sabor muito mais atraente depois de embebidas e enxaguadas. Veja você mesmo: se embeber as oleaginosas, depois de apenas 20 minutos, a água de imersão é marrom. Após algumas horas, grande parte da poeira, resíduos e taninos das peles são liberados na água e a noz emerge com um sabor mais suave e mais palatável.

Você notará que as oleaginosas encharcadas não têm aquele gosto adstringente e enrugado na boca. Isso ocorre porque ao embeber oleaginosas, os taninos são enxaguados, deixando para trás uma noz mais macia e amanteigada. A água de molho de oleaginosas e sementes sempre deve ser descartada e nunca usada como água em uma receita, tudo bem?

Mais nutrientes

Outros benefícios de embeber suas oleaginosas e sementes incluem aumento da atividade enzimática, maior absorção dos nutrientes dos alimentos pelo organismo e maior digestibilidade. Quando embebidas, oleaginosas e sementes iniciarão o processo de germinação , que aumenta consideravelmente seu perfil nutritivo.

As oleaginosas só devem ser embebidas após serem removidas de suas cascas. Você notará que as oleaginosas sem casca, como macadâmias , castanha de caju ou castanha-do-pará não têm tanto resíduo de água turva, mas a imersão ainda é recomendada para facilitar a mistura e para fins de enriquecimento nutricional.

Como embeber as oleaginosas?

Está convencido de que deveria estar embebendo suas oleaginosas e sementes? Ótimo! Agora você precisa saber como embeber as oleaginosas antes de usá-las.

Mergulhe suas oleaginosas e sementes em um recipiente de 20 minutos a 2 ou 3 horas, ou mesmo durante a noite na geladeira. Em geral, as oleaginosas mais duras levam mais tempo para amolecer. Se sua receita exigir oleaginosas ou sementes embebidas e você estiver com pouco tempo, tente deixar no mínimo 20 minutos ou faça um bom trabalho enxaguando-as.

Caso contrário, planeje um pouco mais e mergulhe-as durante a noite na geladeira em um recipiente de vidro com uma tampa hermética. Geralmente, não é recomendável mergulhar oleaginosas em plástico, sendo assim, prefira recipientes de vidro.

Veja mais

Comentários (0)

Não há comentários para este artigo. Seja o(a) primeiro(a) a deixar uma mensagem!

Deixe um comentário

Atenção: os comentários tem de ser aprovados antes de serem publicados