Assado de Nozes e Sementes

20 de Dec, 2019Zona Cerealista

Este Assado de Nozes e Sementes pode ser servido tranquilamente como um prato principal. Isto porque sua lista de ingredientes leva alimentos de alto valor nutricional, além de muito sabor e sustância! Ficou curioso? Veja só!

Ingredientes:

150g de cevadinha
1 cubo de caldo de legumes vegano
330g de batatas inglesas
2 colheres de sopa de farinha de linhaça
3 colheres de sopa de azeite extra virgem (+ uma quantidade para jogar por cima)
1 cebola inteira cortada em pequenos cubos
3 dentes de alho amassados
400g de cogumelos mistos da sua preferência
1 raminho de alecrim fresco + algumas folhinhas para decorar por cima
100g de avelãs descascadas, tostadas até dourar
Aproximadamente 50g de queijo vegano da sua preferência
Salsa em flocos
Uma pitada de Noz Moscada
3 colheres de sopa de semente de abóbora
Dica: Batatas Chips com salsinha para acompanhar

Os ingredientes você encontra na loja virtual da Zona Cerealista Online www.zonacerealista.com.br ou no aplicativo da Zona Cerealista para Android e iOS.

Modo de Preparo:

Cozinhe a cevadinha com o cubo de caldo de legumes, até ficar levemente macia. Reserve 4 colheres de sopa do caldo e escorra bem os grãos. Deixe ferver uma panela grande com água e sal, junte as batatas e cozinhe até ficarem macias. Escorra bem, coloque de volta na panela para secar no vapor por alguns minutos e depois amasse. Misture a farinha de linhaça com o caldo de legumes reservado anteriormente e deixe ficar pegajosa.

Coloque 2 colheres de sopa de azeite na sua maior frigideira com a cebola e alho. Frite delicadamente até ficar macio e dourado, depois junte os cogumelos e alecrim. Frite os cogumelos até dourar, e até que qualquer líquido que sair evapore. Transfira para uma tigela grande e deixe esfriar.

Unte uma forma de 22-24 cm com azeite. Se não for uma forma antiaderente, forre-a com tiras finas de papel manteiga. Adicione o purê com a salsinha, cevadinha cozida, mistura de sementes, queijo vegano (se estiver usando), salsa picada e avelãs inteiras à mistura de cogumelos fritos. Tempere generosamente com sal e noz-moscada, depois misture tudo muito bem.

Coloque o recheio na forma e pressione com firmeza para achatar a parte superior. Mantenha na geladeira por até 24 horas antes de assar.

No dia seguinte, aqueça o forno a 200C e cubra a forma com papel alumínio. Asse por 45 minutos, até que um espeto enfiado no centro da mistura saia bem quente.

Use uma faca para liberar o recheio a toda a volta, então coloque uma travessa por cima e vire. Retire cuidadosamente a forma e cubra o topo com algumas batatas chips (se quiser) e sementes de abóbora inteiras para servir - além de alguns raminhos de alecrim extras, opcionalmente.

Corte em fatias e deguste!

E aí, o que achou?

Veja mais

Comentários (0)

Não há comentários para este artigo. Seja o(a) primeiro(a) a deixar uma mensagem!

Deixe um comentário

Atenção: os comentários tem de ser aprovados antes de serem publicados