AS POLÊMICAS SOBRE O FLÚOR E A PASTA DE DENTE CASEIRA

Pasta de Dente Caseira - Quadrada

 

Um movimento crescente de pessoas buscando pastas de dente sem flúor ou mesmo pastas de dente caseiras tem ocorrido nos EUA e também no Brasil. Este movimento é uma reação às evidências de que o consumo regular de altas doses do flúor (que também está presente na água encanada) pode ocasionar prejuízos à saúde. Em 2006, após passar mais de dois anos revisando e debatendo centenas de estudos, um comitê do Conselho Nacional de Pesquisa dos EUA publicou um relatório que legitimou algumas das colocações feitas pelos opositores da fluoretação. O relatório concluiu que o atual limite de fluoreto na água encanada (que possui concentração muito menor do que o flúor contido nas pastas de dente comerciais) deveria ser diminuído por causa dos altos riscos tanto para crianças como para adultos. Nas crianças, a exposição constante ao fluoreto poderia descolorir e desfigurar os dentes permanentes – a fluorose dental. Nos adultos, poderia aumentar o risco de fraturas ósseas e, possivelmente, de fluorose esqueletal moderada, doença que provoca enrijecimento das articulações.

Mas como fazer uma pasta de dente caseira? Um ingrediente 100% natural muitíssimo procurado tem sido o pó de juá, que é produzido a partir da entrecasca da árvore Juá. O juá é rico em saponinas, que possuem ação detergente natural, higienizante, adstringente e antisséptica. Combate cáries, placa bacteriana, mau hálito, clareia e limpa naturalmente. Existem algumas poucas e raras pastas dentais comerciais com juá no mercado brasileiro.

Mas é seguro substituir o flúor pelo pó de juá? Essa certamente é uma pergunta polêmica que ainda levará anos para ter uma resposta clara. Enquanto isso, nos resta seguir a evolução dos estudos sobre o tema!

Veja abaixo uma receita bastante popular de pasta de dente caseira a base de pó de juá:

 

Ingredientes:

2 colheres de sopa de pó de juá

2 colheres de sopa de sementes de linhaça

1 xícara de água filtrada

2 colheres de sopa de menta desidratada

3 cravos da índia

1 pitada de canela em pó

 

Preparo:

Leve a linhaça, a hortelã e os cravos para cozinhar junto com a água, em fogo baixo, por 5 minutos. Coe, adicione o juá e a canela e misture bem. Aplique uma pequena quantidade sobre a escova de dentes e escove normalmente. Acondicione em recipiente tampado e conserve em geladeira.

Os ingredientes, incluindo o pó de juá, você encontra na loja virtual da Zona Cerealista Online www.zonacerealista.com.br Enviamos para todo o Brasil.

 

#juá #fluor #pastadedente #zonacerealista #zonacerealistaonline

1 Comentário

  1. Avatar sergio Reply

    escove com sal marinho perfeito eficiente mineralizante natural e nao detona seu cerebro como fluor que toda a europa se negou a receber esse aditivo na agua so brasil e eua fazem isso

Deixe um Comentário