Dicas Nutricionais

Arroz Selvagem: Proteína Completa!

O Arroz Selvagem é um grão inteiro que vem crescendo em popularidade nos últimos anos. É muito nutritivo e oferece inúmeros benefícios à saúde. Embora a pesquisa seja limitada, alguns estudos têm se mostrado muito promissores. Este artigo explica tudo o que você precisa saber sobre arroz selvagem!

O que é arroz selvagem?

Apesar do nome, o arroz selvagem não é arroz. Embora seja a semente de uma grama aquática como o arroz, não está diretamente relacionado a ela. Esta grama cresce naturalmente em pântanos rasos de água doce e ao longo das margens de riachos e lagos.

Existem quatro espécies diferentes de arroz selvagem. Um é nativo da Ásia e colhido como legume . Os três restantes são nativos da América do Norte – especificamente da região dos Grandes Lagos – e colhidos como grãos.

O arroz selvagem foi originalmente cultivado e colhido pelos nativos americanos, que usaram o grão como alimento básico por centenas de anos. Ele só é conhecido como arroz porque se parece e cozinha como outros tipos de arroz. No entanto, tende a ter um sabor mais forte!

Perfil Nutricional do Arroz Selvagem

Uma porção de 3,5 onças (100 gramas) de arroz selvagem cozido fornece:

Calorias: 101
Carboidratos: 21 gramas
Proteína: 4 gramas
Fibra: 2 gramas
Vitamina B6: 7% do valor diário (VD)
Folato: 6% do VD
Magnésio: 8% do VD
Fósforo: 8% do VD
Zinco: 9% do VD
Cobre: 6% do VD
Manganês: 14% do VD

100g de arroz selvagem cozido fornecem um pouco menos calorias do que a mesma porção de arroz integral ou branco, que oferece 112 e 130 calorias, respectivamente. O arroz selvagem também contém consideráveis quantidades de ferro , potássio e selênio.

O baixo teor calórico e o alto teor de nutrientes tornam o arroz selvagem um alimento rico nutricionalmente. É uma fonte impressionante de minerais e uma excelente fonte de proteína vegetal.

Rico em proteínas e fibras

O arroz selvagem contém mais proteínas do que o arroz comum e muitos outros grãos. Uma porção 100 gramas de arroz selvagem fornece 4 gramas de proteína, que é o dobro do arroz integral ou branco regular. O arroz selvagem é considerado uma proteína completa, o que significa que contém todos os nove aminoácidos essenciais.

Enquanto isso, o conteúdo de fibras do arroz selvagem é o mesmo do arroz integral, com cada um fornecendo 1,8 gramas de fibra por porção de 100 gramas. Por outro lado, o arroz branco fornece pouca ou nenhuma fibra.

Fonte de antioxidantes

Os antioxidantes são importantes para a saúde geral. Acredita-se que eles protegem contra o envelhecimento e reduzem o risco de várias doenças degenerativas. O arroz selvagem mostrou ser rico em antioxidantes. Uma análise de 11 amostras de arroz selvagem, verificou-se que tinha 30 vezes mais atividade antioxidante do que o arroz branco!

Onde encontrar?

Você encontra o Arroz Selvagem na loja virtual da Zona Cerealista Online www.zonacerealista.com.br ou no aplicativo da Zona Cerealista disponível para Android e IOs. Enviamos para todo o Brasil!

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