Alimentos que podem ajudar a melhorar o humor!

06 de Dec, 2021Mari Pocci

Quando você está se sentindo triste, pode ser bastante tentador recorrer à comida para elevar o seu espírito. No entanto, as guloseimas açucaradas e de alto teor calórico que muitas pessoas recorrem podem ter consequências negativas.

Recentemente pesquisas foram feitas sobre a relação entre nutrição e saúde mental. É importante observar que o humor pode ser influenciado por muitos fatores, como estresse, ambiente, noites mal dormidas, genética, distúrbios de humor e deficiências nutricionais. No entanto, certos alimentos demonstraram melhorar a saúde geral do cérebro e certos tipos de transtornos do humor.

Conheça alguns Alimentos que podem ajudar a melhorar o humor!

Chocolate Amargo:

O chocolate é rico em muitos compostos que melhoram o humor. Ele libera uma cascata de compostos como cafeína, teobromina e N-aciletanolamina - substância que foi associada à melhora do humor.

Bananas:

As bananas são uma ótima fonte de açúcar natural, vitamina B6 e fibra prebiótica, que trabalham juntas para manter os níveis de açúcar no sangue e o humor estáveis.

Oleaginosas e Sementes

Oleaginosas e sementes são ricas em proteínas vegetais, gorduras saudáveis ​​e fibras. Além disso, eles fornecem triptofano, um aminoácido responsável pela produção de serotonina que melhora o humor. Amêndoas, castanha de caju, amendoim e nozes, bem como sementes de abóbora, gergelim e girassol, são excelentes fontes.

Café

O café é a bebida mais popular do mundo e também pode tornar o mundo um pouco mais feliz :-) A cafeína impede que um composto natural chamado adenosina se ligue aos receptores cerebrais que promovem o cansaço, aumentando assim a atenção e concentração. Além disso, aumenta a liberação de neurotransmissores que melhoram o humor, como dopamina e noradrenalina

Feijões e Lentilhas

Além de serem ricos em fibras e proteínas à base de plantas, os feijões e as lentilhas estão cheios de nutrientes saudáveis. Eles são uma excelente fonte de vitaminas do complexo B, que ajudam a melhorar o humor, aumentando os níveis dos neurotransmissores como serotonina, dopamina, norepinefrina e ácido gama aminobutírico (GABA), importantes para a regulação do humor. Além disso, as vitaminas B desempenham um papel fundamental na sinalização nervosa, o que permite a comunicação adequada entre as células nervosas. Por fim, eles são uma boa fonte de zinco, magnésio, selênio e ferro não-heme, que também podem elevar seu espírito.

Onde encontrar?

Você encontra todos esse alimentos na loja virtual da Zona Cerealista Online www.zonacerealista.com.br ou no aplicativo da Zona Cerealista para Android e iOS. Entregamos em todo o Brasil!

Veja mais

Comentários (0)

Não há comentários para este artigo. Seja o(a) primeiro(a) a deixar uma mensagem!

Deixe um comentário

Atenção: os comentários tem de ser aprovados antes de serem publicados