10 sinais de que você não está consumindo proteínas adequadamente

04 de Apr, 2018Zona Cerealista

10 sinais de que você não está consumindo proteínas adequadamente

As proteínas são um componente vital de todas as células vivas! Conheça abaixo 10 sinais que indicam que você não está comendo proteínas corretamente:
  1. Baixa imunidade – Os glóbulos brancos do nosso sistema imunológico também são compostos de proteínas. Quando não obtemos os níveis de proteína adequados, os glóbulos brancos não podem produzir moléculas importantes necessárias para formar anticorpos que combatem infecções.
  2. Cabelo frágil – O nosso cabelo é composto de uma proteína denominada queratina. Quando não temos uma ingestão correta de proteínas, acaba comprometendo a estrutura do nosso cabelo tornando-o mais frágil e propenso a danos.
  3. Retenção de líquido/ inchaço – a albumina é um tipo de proteína encontrada no nosso sangue. Sem a ingestão adequada de proteína, teríamos uma diminuição nos níveis séricos de albumina. Isso faz com que os fluidos que deveriam estar dentro do vaso sanguíneo vazem para outras partes do corpo
  4. Fadiga Muscular – Uma das nossas maiores estruturas corporais é o sistema muscular. Caso a ingestão de proteína não seja correta, pode causar atrofia dos músculos e lentamente acabar gerando uma perda de massa muscular, tornando os músculos mais fracos e propensos à fadiga.
  5. Desejo - Comer alimentos que são ricos em carboidratos simples faz com que seu açúcar no sangue suba e leve à liberação de insulina. Isso faz com que você se sinta cansado e coma mais. Já a proteína leva mais tempo para o corpo digerir. Isto é ideal, uma vez que diminui a liberação de insulina e ajuda a manter sua energia em um ritmo constante.
  6. Unhas Fracas – Assim como os cabelos, as unhas também possuem a queratina. A falta ou inadequada ingestão de proteínas pode acabar deixando as unhas mais fracas e propensas a quebra. Unhas fracas além de quebrarem facilmente, também são mais propensas a infecções fúngicas.
  7. Sono prejudicado - Os hormônios necessários para produzir uma noite de sono tranquila dependem de proteínas para sua estrutura. Sem a proteína, você poderá encontrar grande dificuldade em dormir.
  8. Falta de concentração –. Muito parecido com hormônios, os neurotransmissores no nosso cérebro também exigem proteínas para executar. Não obter proteína suficiente pode perturbar o equilíbrio dos neurotransmissores no cérebro, levando a sintomas como falta de concentração, irritabilidade e dificuldade para aprender.
  9. Mau humor - Os neurotransmissores do nosso organismo precisam também dos aminoácidos derivados da proteína para uma boa regulação do nosso humor.
  10. Ciclos Menstruais Irregulares - Os hormônios e receptores que regulam o ciclo menstrual (estrógeno, DHEA, progesterona) também são feitos de proteínas. Quando você não tem proteína suficiente em sua dieta, você começa a experimentar mudanças em seu ciclo menstrual.
Na loja virtual da Zona Cerealista Online você encontra diversos produtos proteicos para manter uma alimentação saudável e equilibrada, ajudando a manter os níveis de proteína do organismo sempre equilibrados. Acesse www.zonacerealista.com.br e conheça nossos produtos! Realizamos entregas para todo o Brasil! #proteina #proteico #alimentacaosaudavel #alimentacaoproteica #saude #bemestar #produtosnaturais #zonacerealista #zonacerealistaonline #lojavirtual Fontes: How much protein do you need every day? http://www.health.harvard.edu/blog/how-much-protein-do-you-need-every-day-201506188096 Impact of malnutrition on immunity and infection. (2009). http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-91992009000300003 Flag sign. http://cursoenarm.net/UPTODATE/contents/mobipreview.htm?34/24/35205 Serum albumin. https://www.britannica.com/science/serum-albumin Higher-protein diets improve indexes of sleep in energy-restricted overweight and obese adults: results from 2 randomized controlled trials. (2016). http://ajcn.nutrition.org/content/103/3/766.full

Veja mais

Comentários (0)

Não há comentários para este artigo. Seja o(a) primeiro(a) a deixar uma mensagem!

Deixe um comentário

Atenção: os comentários tem de ser aprovados antes de serem publicados