10 razões para consumir ORGÂNICOS ainda hoje!

05 de Jul, 2022Mari Pocci

Existem centenas de razões para escolher produtos orgânicos certificados em vez de produtos convencionais. Confira!

  1. Pesticidas Persistentes

O uso de inseticidas, fungicidas, fertilizantes e herbicidas são rigorosamente monitorados na produção de alimentos orgânicos. A agricultura orgânica produz alimentos saudáveis ​​sem o uso de pesticidas tóxicos. Embora alguns agricultores orgânicos usem pesticidas, eles são derivados principalmente de substâncias naturais. Esses pesticidas naturais devem ser aprovados para produção orgânica.

2. Livres de Transgênicos

Consumir alimentos orgânicos é a melhor maneira de evitar alimentos transgênicos. O uso de organismos geneticamente modificados é proibido em produtos orgânicos.

3. Saúde

Não são permitidos corantes, aromatizantes ou conservantes artificiais em alimentos orgânicos.

4. Saúde do solo

A agricultura orgânica cria um solo saudável. Solo saudável cria alimentos saudáveis ​​e um ambiente saudável. Solo saudável é a base para a agricultura orgânica. Os agricultores orgânicos usam fertilizantes orgânicos naturais e corretivos do solo, como matéria orgânica (coisas que você pode compostar) e adubos verdes (culturas de cobertura cultivadas especificamente para melhoria do solo, por exemplo, leguminosas). Quando os alimentos são cultivados em solo saudável, as culturas são mais capazes de resistir à doenças, sobreviver à seca e tolerar insetos.

5. Nutrição

Os alimentos orgânicos contêm mais vitaminas, minerais, enzimas e micronutrientes do que os alimentos cultivados convencionalmente!

6. Irradiação

Alimentos orgânicos nunca são irradiados. Os alimentos irradiados são expostos a uma intensa radiação ionizante. Isso é feito em uma sala de processamento por um período especificado. Com a irradiação de alimentos, a energia radiante (elétrons, raios gama ou raios X) quebra as ligações químicas e a intenção é reduzir os microrganismos. A preocupação é que a radiação de alimentos é bastante polêmica.

7. Trabalhadores rurais

A agricultura orgânica não expõe as comunidades vizinhas e os trabalhadores rurais a pesticidas persistentes perigosos.

8. Meio ambiente

A agricultura orgânica reconstrói a saúde do solo e impede que produtos químicos nocivos entrem em nossos suprimentos de água. Água e solo são dois recursos extremamente importantes necessários para o cultivo de alimentos. Os agricultores orgânicos não dependem de fertilizantes e pesticidas não renováveis ​​à base de petróleo aos quais nem sempre temos acesso. A agricultura orgânica resulta em maior biodiversidade e libera menos emissões de gases de efeito estufa.

9. Água

A escolha orgânica protege os córregos e lagos a jusante do escoamento tóxico que a agricultura convencional produz. Muitos subprodutos da agricultura convencional ameaçam as bacias hidrográficas e poluem a água potável. O escoamento das fazendas transporta fertilizantes e pesticidas para riachos e córregos próximos. O excesso de nitrogênio e fósforo que se infiltra na água causa um crescimento excessivo de algas em um curto período de tempo (flores de algas). O crescimento excessivo de algas consome oxigênio e bloqueia a luz solar das plantas subaquáticas. A falta de oxigênio impossibilita a sobrevivência da vida aquática, criando zonas mortas.

10. Doenças

Comer orgânicos pode reduzir o risco de câncer. Um novo estudo da JAMA Internal Medicine descobriu que aqueles que comiam alimentos orgânicos frequentemente diminuíam o risco geral de desenvolver câncer. Especificamente, aqueles que comem principalmente alimentos orgânicos eram mais propensos a evitar o linfoma não-Hodgkin e o câncer de mama na pós-menopausa em comparação com aqueles que raramente ou nunca comiam alimentos orgânicos.

Referência do estudo: https://jamanetwork.com/journals/jamainternalmedicine/article-abstract/2707948

Onde comprar alimentos orgânicos?

Você encontra alimentos orgânicos na loja virtual da Zona Cerealista Online www.zonacerealista.com.br ou no aplicativo da Zona Cerealista disponível para Android e IOs. Enviamos para todo o Brasil

Veja mais

Comentários (0)

Não há comentários para este artigo. Seja o(a) primeiro(a) a deixar uma mensagem!

Deixe um comentário

Atenção: os comentários tem de ser aprovados antes de serem publicados