Como deixar suas Frutas Oleaginosas fresquinhas?

29 de Mar, 2021Zona Cerealista

Que consumir castanhas ou outras frutas oleaginosas é bom, todo mundo sabe! O que muitos sempre perguntam é: como deixar suas frutas oleaginosas fresquinhas? Qual a melhor forma de armazenar essas delícias dentro de casa para que fiquem sempre fresquinhas, crocantes, saborosas? Como proceder para que as propriedades nutricionais sejam preservadas?

O alto teor de gorduras saudáveis e antioxidantes das nossas castanhas as deixam muito sensíveis à temperatura ambiente (principalmente durante a primavera e o verão), à luminosidade e até ao contato com o ar!

Tecnicamente falando, isso ocorre devido à autoxidação de gorduras em aldeídos e cetonas de cadeia curta e esse processo ocorre como uma espécie de reação em cadeia (começa devagar e depois acelera). As frutas oleaginosas da Zona Cerealista Online são especialmente sensíveis a este fenômeno porque não contêm adição de conservantes como ocorre geralmente com as frutas oleaginosas industrializadas.

Então como proceder?

  1. Um ponto importante é o recipiente onde as castanhas serão armazenadas. É importante que ao receber seu pedido, as frutas oleaginosas sejam retiradas dos saquinhos e imediatamente colocadas em um recipiente limpo e seco, preferencialmente de vidro ou aço inoxidável, e com fechamento hermético ou com rosca, assim você evitará contato com os radicais livres presentes na atmosfera! É por isso que as oleaginosas mais delicadas da nossa loja virtual são comercializadas em embalagens à vácuo!
  2. Para preservar ainda mais, coloque o recipiente com as castanhas na geladeira! As temperaturas mais baixas também previnem a perda de umidade e o desenvolvimento de mofo ou a eclosão de ovos em pequenas larvas. Se mantidas em refrigeração, as castanhas ficarão frescas, crocantes e saborosas por muito mais tempo!
  3. Mas se você descuidou das dicas acima e sua castanha acabou perdendo aquela crocância ou mesmo ficando com sabor alterado, ainda assim procure colocá-las na geladeira em um recipiente hermeticamente fechado por algumas horas. Dependendo do estágio do processo de autooxidação descrito acima ele ainda pode ser revertido. Parece mágica!

Sabendo armazenar bem, é só aproveitar todos os benefícios que nossas deliciosas e saudáveis frutas oleaginosas trazem para sua saúde!

Veja mais

Comentários (0)

Não há comentários para este artigo. Seja o(a) primeiro(a) a deixar uma mensagem!

Deixe um comentário

Atenção: os comentários tem de ser aprovados antes de serem publicados