Benefícios da Maca Peruana

29 de Apr, 2016Zona Cerealista

Benefícios da Maca Peruana

A Maca Peruana, conhecida cientificamente como Lepidium meyenii , em alguns lugares é também conhecida como Ginseng Peruano. Ela cresce principalmente nos Andes do Peru central, em condições adversas e em altitudes muito altas - acima de 13.000 pés (4.000 metros). A Maca é um vegetal crucífero, da família do brócolis, couve-flor, repolho e couve . Tem uma longa história de uso culinário e medicinal no Peru ( 1 ). A principal parte comestível da planta é a raiz, que cresce no subsolo. Existe em várias cores, variando de branco a preto. O sabor da raiz de maca em pó foi descrito como terroso e levemente de nozes. Muitas pessoas adicionam aos seus smoothies, aveia e doces.

Benefícios da Maca Peruana

1. É altamente nutritiva

A maca peruana em pó é muito nutritiva e é uma grande fonte de várias vitaminas e minerais importantes ( 2 ). Duas colheres de sopa de Maca Peruana em Pó contém:
  • Calorias: 91
  • Carboidratos: 20 gramas
  • Proteína: 4 gramas
  • Fibra: 2 gramas
  • Gordura: 1 grama
  • Vitamina C: 133% do IDR
  • Cobre: 85% do IDR
  • Ferro: 23% do IDR
  • Potássio: 16% do IDR
  • Vitamina B6: 15% do IDR
  • Manganês: 10% do IDR
A maca peruana é uma boa fonte de carboidratos e proteínas, é pobre em gordura e contém uma boa quantidade de fibras . Também é rica em algumas vitaminas e minerais essenciais, como vitamina C, cobre e ferro. Além disso, contém vários compostos vegetais, incluindo glucosinolatos e polifenóis ( 1 , 3 , 4 ).

2. Aumenta a Libido em Homens e Mulheres

O desejo sexual reduzido é um problema comum na atualidade. Consequentemente, o interesse em ervas e plantas que naturalmente aumentam a libido é crescente. A Maca peruana tem sido fortemente comercializada como sendo eficaz na melhoria do desejo sexual, e essa afirmação é apoiada por pesquisas ( 5 ). Uma revisão de 2010 que incluiu quatro estudos clínicos randomizados com um total de 131 participantes encontrou evidências de que a maca melhora o desejo sexual após pelo menos seis semanas de ingestão ( 6 ).

3. Pode ajudar a aliviar os sintomas da menopausa

A Menopausa é definida como o tempo na vida de uma mulher onde seus períodos menstruais param permanentemente. O declínio natural do estrogênio que ocorre durante esse período pode causar uma série de sintomas desagradáveis. Estes incluem ondas de calor, secura vaginal, alterações de humor, problemas de sono e irritabilidade. Uma revisão de quatro estudos em mulheres na menopausa revelou que a maca ajudou a aliviar os sintomas da menopausa , incluindo ondas de calor e interrupção do sono ( 10 ). Além disso, estudos em animais sugerem que a maca pode ajudar a proteger a saúde dos ossos. As mulheres têm um risco maior de osteoporose após a menopausa ( 11 , 12 , 13 ).

4. A Maca pode melhorar seu humor

Essa informação está associada com redução da ansiedade e sintomas de depressão, particularmente em mulheres na menopausa ( 14 , 15 , 16 ). A maca contém compostos vegetais chamados flavonóides, os quais têm sido sugeridos como, pelo menos em parte, responsáveis ​​por esses benefícios psicológicos ( 15 ).

5. Pode impulsionar o desempenho e a energia esportiva

A maca peruana em pó é um suplemento popular entre fisiculturistas e atletas. Tem sido reivindicado para ajudar no ganho de músculos, aumento da força, aumento da energia e melhora no desempenho do exercício. Além disso, um pequeno estudo em oito ciclistas do sexo masculino descobriu que eles melhoraram o tempo que levaram para completar um passeio de bicicleta de quase 40 quilômetros após 14 dias de suplementação com extrato de maca ( 20 ). Atualmente, não há evidências científicas para confirmar quaisquer benefícios para a massa ou força muscular.

6. Quando aplicada à pele, a Maca pode ajudar a protegê-la do sol

Os raios ultravioleta (UV) do sol podem queimar e danificar a pele exposta e desprotegida. Com o tempo, a radiação UV pode causar rugas e aumentar o risco de câncer de pele ( 21 ). Existem algumas evidências de que a aplicação de extrato de maca, uma forma concentrada da planta, à sua pele pode ajudar a protegê-lo da radiação UV ( 1 , 22 ). O efeito protetor foi atribuído aos antioxidantes polifenóis e glucosinolatos encontrados na maca ( 24 ). Tenha em mente que o extrato de maca não pode substituir um protetor solar convencional. Além disso, protege apenas a pele quando aplicada na pele, não quando ingerida.

7. Pode melhorar a aprendizagem e a memória

A maca pode sim melhorar a função cerebral ( 25 ). De fato, tradicionalmente tem sido usado por nativos no Peru para melhorar o desempenho das crianças na escola ( 1 , 26 ). Em estudos com animais, a maca melhorou o aprendizado e a memória em roedores com problemas de memória ( 27 , 28 , 29 , 30 ).

Como usar a maca

A maca peruana em pó é muito versátil e pode ser utilizada de diversas formas. Pode ser tomado como um suplemento ou adicionado a smoothies, aveia, produtos assados, barras energéticas e muito mais. A dose ideal para uso medicinal não foi estabelecida. No entanto, a dosagem de pó de raiz de maca usada em estudos geralmente varia de 1,5 a 5 gramas por dia. Você pode encontrar a maca peruana em diversas versões acessando a nossa loja virtual www.zonacerealista.com.br Enviamos para todo o Brasil! #macaperuana #maca #zonacerealista#zonacerealistaonline

Veja mais

Comentários (0)

Não há comentários para este artigo. Seja o(a) primeiro(a) a deixar uma mensagem!

Deixe um comentário

Atenção: os comentários tem de ser aprovados antes de serem publicados