Ágar-ágar: gelatina de plantas

12 de Nov, 2021Mari Pocci

O Ágar-Ágar (Gelidium Cartilagenium) é uma alga em pó muito utilizada na culinária vegetariana como alternativa em substituição à gelatina animal para preparações diversas. Também é conhecido com “Ágar-Ágar Importado”.

No Brasil é comum também encontrarmos o “Ágar-Ágar Nacional”, que é extraído de uma alga denominada Gracilária Confervoides. Embora também possua propriedades gelificantes, o Ágar-Ágar Nacional, feito com a Gracilária Confervoides, é mais indicado para ser consumido como suplemento sendo o Ágar-Ágar Importado, feito com Gelidium Cartilagenium, ideal para o preparo de gelatinas veganas.

O Ágar-Ágar Importado é insolúvel em água fria, porém, expande-se consideravelmente e absorve uma quantidade de água de cerca de vinte vezes o seu próprio peso, formando um gel não-absorvível, não-fermentável e com importante característica de ser atóxico. Possui em sua composição principalmente fibras, sais minerais e uma pequena quantidade de proteínas. É bastante indicado para pessoas que estão em dieta de emagrecimento, uma vez em que o produto causa sensação de saciedade.

Como fazer a gelatina vegana?

Ingredientes:
• 500ml de água
• 500ml de suco de sua preferência
• 1 colher de sopa de Ágar-Ágar Importado
• Calda de agave orgânico a gosto para adoçar

Os ingredientes você encontra na loja virtual da Zona Cerealista Online www.zonacerealista.com.br ou no aplicativo da Zona Cerealista disponível para Android e IOs. Enviamos para todo o Brasil!

Modo de preparo:
Faça um suco bem concentrado e adoce bem. Dilua o ágar-ágar em 500ml de água e deixe ferver por 10 minutos no fogo médio. Retire com uma escumadeira a espuma branca que se forma após a fervura, acrescente o suco concentrado e misture bem. Coloque em um recipiente de sua preferencia e deixe descansar, a gelatina não precisa ir a geladeira para ficar consistente.

‪#‎agar‬ ‪#‎agaragar‬ ‪#‎agár‬-agár ‪#‎gelatinavegana‬ ‪#‎vegano‬ ‪#‎zonacerealista‬‪#‎zonacerealistaonline‬

Veja mais

Comentários (0)

Não há comentários para este artigo. Seja o(a) primeiro(a) a deixar uma mensagem!

Deixe um comentário

Atenção: os comentários tem de ser aprovados antes de serem publicados